Header Ads

MS precisa que Águia Negra chegue à final da Série D para manter duas vagas na Copa do Brasil

Com a eliminação do Aquidauanense na fase preliminar da quarta divisão, capixabas pularam a frente no ranking da CBF

Mais uma pá de cal está para ser jogada no combalido futebol sul-mato-grossense. Após 22 anos com dois representantes na Copa do Brasil, Mato Grosso do Sul deve perder uma vaga para o Espírito Santo e ter apenas uma equipe disputando a mais rentável competição nacional em 2021.

Com a eliminação do Aquidauanense para o Real Noroeste/ES neste domingo (14) ainda na fase preliminar da Série D, o estado capixaba ultrapassou Mato Grosso do Sul no Ranking Nacional de Federações (RNF), chegando a 1921 pontos contra 1895 dos sul-mato-grossenses. A pontuação é medida através do desempenho dos clubes de cada estado nos últimos cinco anos. Confira os critérios.

A diferença de 26 pontos significa que para a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul manter a 22ª colocação no ranking ao fim desta temporada, o Águia Negra, representante remanescente do estado, terá de chegar à decisão da Série D e torcer para que tanto Vitória/ES quanto Real Noroeste/ES sejam eliminados na primeira fase da competição. 

Vale ressaltar que o máximo que os clubes sul-mato-grossenses conseguiram na Série D, desde 2009, foi chegar à segunda fase, em 2016, 2017 e 2018, com Sete de Dourados, Novo e Comercial, respectivamente, enquanto o Espírito Santo conseguiu campanhas de destaque na competição em 2015, 2017 e 2019, quando equipes capixabas atingiram as oitavas de final.

Outra consequência com a possível perda de posição pode se dar na própria Série D. Em fase de transição, a CBF promete manter a chamada fase preliminar até 2021 apenas. Após, as quatro piores Federações no ranking terão apenas uma equipe na quarta divisão nacional – hoje, MS é a quinta pior ranqueada, “disputando” com Tocantins e Rondônia para não estar no “Z4”.

Assim, as lembranças de tempos onde Mato Grosso do Sul disputava semifinal de Brasileirão e conquistava títulos a nível nacional ficam cada vez mais distantes e a esperança de dias melhores já não reluz como outrora.

Confira como ficou o RNF após os confrontos da fase preliminar da Série D:





Copyright © 2016 Arquibancada MS. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.