Header Ads

Clubes e FFMS descumprem Estatuto do Torcedor e modificam novamente fórmula de disputa do Estadual 2018

Clubes se reuniram em reunião extraordinária nesta sexta-feira
(Foto: Nyelder Rodrigues/MSEC)
O Estadual 2018 tem uma nova-velha fórmula de disputa. Em reunião extraordinária realizada na sede da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) na tarde desta sexta-feira (15), os clubes aprovaram o retorno do regulamento adotado neste e nos últimos anos, sem o quadrangular final que estava previsto como novidade para a próxima edição.

A reunião aconteceu devido à punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Misto, que foi excluído da Série B e, consequentemente, não poderá mais participar da primeira divisão, que terá então apenas dez participantes, visto que o Naviraiense desistiu da Série A e o Cena, terceiro colocado na Série B, negou a vaga remanescente.

Com o novo regulamento, os dez clubes serão distribuídos em duas chaves, com cinco equipes em cada uma, jogando em turno e returno dentro do grupo na primeira fase. Os quatro melhores de cada chave avança as quartas de final, enquanto os lanternas estarão eliminados, porém ainda na Série A, já que a competição não terá rebaixamento. A fórmula é usada em MS desde 2010.

Descumprimento ao Estatuto do Torcedor

A medida, porém, vai contra o Estatuto do Torcedor, lei federal que rege a organização do esporte nacional. De acordo com o artigo 9º da lei, o regulamento e a tabela da competição deve ser divulgada até 60 dias antes do início da competição, sem poder ser modificada (§ 5º).

Vale ressaltar que a competição tem início previsto para o dia 17 de janeiro, ou seja, a modificação acontece a 32 dias da bola rolar, descumprindo integralmente o que prega a lei. Ainda nesta sexta-feira, a FFMS deverá divulgar a confirmação das alterações com a nova tabela e regulamento.


Copyright © 2016 Arquibancada MS. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.