Header Ads

Clubes decidem manter fórmula de disputa e Estadual 2018 tem grupos definidos

Novidade pode ficar por conta do número de rebaixados à Série B
(Foto: Anderson Ramos/Capital News)
O pontapé de largada para o Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2018 foi dado nesta terça-feira (14), em Campo Grande, onde clubes e dirigentes da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) definiram em Conselho Arbitral a fórmula de disputa, tabela e regulamento da competição.

Mesmo com a possibilidade de alterar o formato, seis das nove equipes votaram pela manutenção dos moldes que já se consolidou com dois grupos de seis times, com os quatro melhores de cada chave avançando para as quartas de final, onde começa o mata-mata. Apenas o atual campeão Corumbaense, Operário e Urso, de Mundo Novo, votaram pela mudança da fórmula, porém foram votos vencidos.

A grande novidade na competição pode ser o número de rebaixados. De acordo com o jornalista Nyelder Rodrigues, do MS Esporte Clube, que acompanhou a reunião, o presidente da FFMS, Francisco Cesário, teria garantido que dois times por grupo serão rebaixados, totalizando quatro descensos. 

O ‘facão’ aconteceria para facilitar a distribuição de partidas dentro do calendário proposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e que a cada ano fica mais enxuto. A confirma deve vir no regulamento da competição, ainda a ser publicado pelo Departamento de Competições da FFMS.

Assim como ocorreu nos últimos anos, os grupos foram regionalizados, mantendo da mesma forma de 2017. No grupo A, Comercial, Novo, Operário e União/ABC terão novamente a companhia do Costa Rica, além de um dos promovidos da Série B, enquanto a chave B será integrada por Águia Negra, Corumbaense, Sete de Dourados, Urso e Naviraiense, somado ao outro clube que conquistar o acesso na segunda divisão estadual.

Único time sem representante no Arbitral – já que não possui diretoria –, o Naviraiense é a grande dúvida para a competição, com chances de desistir da disputa, abrindo vaga ao terceiro colocado na Série B. Apesar da indefinição, a FFMS manteve o clube na tabela, inclusive colocando a estreia da equipe contra o Corumbaense.

O Estadual tem início previsto para o dia 17 de janeiro com cinco partidas. Além da partida entre o atual campeão em Naviraí, a tabela inicial prevê outras cinco partidas. Confira:

1ª rodada, 17/01
Urso x Sete de Dourados, em Mundo Novo
União/ABC x Operário, em Campo Grande
Naviraiense x Corumbaense, Naviraí
Promovido da Série B x Novo
Promovido da Série B x Águia Negra

18/01
Comercial x Costa Rica, em Campo Grande


Copyright © 2016 Arquibancada MS. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.