Header Ads

Equipes que venceram primeiro jogo das quartas avançaram em 84% das vezes no estadual

Único a vencer fora de casa, Operário tem a favor o retrospecto
de nunca o visitante vencedor ter sido eliminado (Foto: Anderson Ramos)
Se depender do retrospecto, Novo, Operário e Sete de Setembro podem começar a preparar a comemoração das vagas às semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Vencedores do primeiro confronto das quartas de final no último domingo (2), os times tem mais um componente a favor para confirmar a classificação: as estatísticas.

Desde que o estadual começou a ser disputado neste formato, onde quatro equipes de cada grupo se classificam à segunda fase, em 2010, apenas três vezes o time derrotado no primeiro duelo conseguiu reverter o placar e avançar de fase, ou seja, em 84% das vezes que um time venceu o primeiro duelo, este se garantiu às semifinais no jogo de volta.

O histórico é ainda mais favorável para o Operário, único que venceu fora de casa, tem como amuleto o fato de nunca um time que venceu o primeiro jogo como visitante foi eliminado. O mais próximo disso aconteceu justamente com o Galo, no ano passado, quando venceu o Ivinhema por 3 a 1 no estádio Saraivão e na partida de volta foi derrotado pelo mesmo placar, com o goleiro França defendendo um pênalti nos minutos finais e colaborando com a classificação e também com as estatísticas.

Já nos casos de Novo e Sete de Setembro, em dez vezes o mandante do primeiro jogo venceu, se classificando em sete delas, equivalente a 70%. A última vez que isso ocorreu foi em 2013, com o Misto sendo eliminado pelo Ivinhema após vencer em casa o primeiro encontro. Corumbaense e Rio Verde também foram eliminados na mesma situação em 2011 para Serc e Naviraiense, respectivamente.

Único jogo a terminar empatado neste ano, União/ABC e Corumbaense vivem uma situação que já aconteceu em outras nove oportunidades, com leve vantagem para o time que jogou em casa no primeiro duelo, neste caso, o time da capital. Em cinco oportunidades o mandante do primeiro confronto que terminou com resultado igual seguiu às semifinais, enquanto o visitante passou em quatro vezes, quase um empate técnico.

Dentro de campo, as estatísticas não devem influenciar no resultado final, porém serve de parâmetro para saber o quanto cada equipe se colocou em vantagem após o primeiro duelo deste final de semana.

A decisão final acontece entre o próximo sábado e domingo. No primeiro dia, Operário e Urso decidem no Morenão e Corumbaense e União/ABC no estádio Arthur Marinho. Já no domingo, Comercial e Sete fazem novamente a reedição da final do ano passado, no Morenão, e Águia Negra e Novo fecham os confrontos no Ninho da Águia, em Rio Brilhante.


Copyright © 2016 Arquibancada MS. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.