Header Ads

Desde 2007, técnico estreante em MS não leva um clube ao título estadual

Um dos estreantes nesta temporada, Márcio Bittencourt, do
Comercial, tentará quebrar tabu (Foto: Reprodução)
Dos onze técnicos confirmados nas equipes que disputarão o Campeonato Sul-Mato-Grossense a partir do próximo dia 28, oito terão a primeira experiência em dirigir um clube do Estado e a missão de buscar o título não será fácil. O último técnico que “estreou” montando o elenco desde o início e levou o clube a conquista foi Elói Kruger em 2007 pelo Águia Negra. De lá para cá, nenhum técnico que começou o trabalho chegou ao título.

Nesta edição, apenas Mauro Marino, no Novo, Nei César, no Corumbense, e Jandaia Caetano, no Urso já comandaram clubes em Mato Grosso do Sul. A Serc é única equipe que ainda não confirmou o técnico para o estadual, porém, quem comanda o time neste início de preparação é Odirley Lage, que já esteve a frente da equipe em outras oportunidades.

Em 2008, Douglas Ricardo foi campeão com o Ivinhema mas já estava na equipe desde a série B do ano anterior. Já em 2009, Yonai da Luz começou o trabalho no Naviraiense, mas acabou saindo durante a competição. Itamar Bernardes assumiu e conduziu ao título. Foi o 1º trabalho de Itamar aqui, mas não foi ele quem iniciou o trabalho.

Na temporada seguinte, Amarildo de Carvalho conquistou seu 3º título na carreira pelo Comercial. Assim como o técnico Mirandinha, que também chegou ao terceiro título em Mato Grosso do Sul pelo Cene em 2011. O Estadual 2012 marcou o 1º título de Cláudio Roberto no Estado. Pelo Águia Negra, Cláudio comandou o time até o título, mas iniciou o trabalho no ano anterior.

Após quase uma década desde sua última conquista no estado, Valter Ferreira conquistou seu quinto título estadual pelo Cene em 2013. No ano seguinte o Cene seria bicampeão, com Cláudio Roberto assumindo na reta final após Paulo Muller comandar o time na 1ª fase. Em 2015, Gilmar Calonga assumiu o Comercial durante a 1ª fase no lugar de Celinho. Em 2010 ele já tinha comandado o Costa Rica interinamente e em 2014 comandou como técnico efetivo a cobra do norte.

Na última temporada, o Sete de Setembro foi campeão com Chiquinho Lima que disputava a competição pelo 3º ano consecutivo. Em 2014, foi vice-campeão pelo Águia Negra quando disputou seu primeiro estadual.

Entre os quatro treinadores que já comandaram clubes no Estadual, Nei César foi campeão em 1999 pelo Ubiratan e Mauro Marino foi vice em 2011 pelo Aquidauanense. Márcio Bitencourt, no Comercial, Celso Rodrigues, no Operário, Robert Almeida, no União/ABC, Márcio Máximo, no Costa Rica, Rony Aguillar, no Naviraiense, Nilton Bola, no Ivinhema, e Tininho, no Águia Negra tentarão quebrar este tabu em 2017.

Por FFMS, com redação
Copyright © 2016 Arquibancada MS. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.