Header Ads

Série A estadual segue no mesmo formato para 2017, mas distribuição de vagas nacionais é alterada

Conselho Arbitral foi realizado na manhã desta quinta,
na capital (Foto: Assessoria FFMS)
Foram definidos nesta quinta-feira (17) os detalhes acerca da forma de disputa, regulamento e distribuição de vagas para competições nacionais pela Série A do Campeonato Sul-Mato-Grossense.

Como exigência do Estatuto do Torcedor, o formato da competição seguirá da mesma forma, com dois grupos na primeira fase, com os quatro melhores avançando à segunda fase e o último de cada chave sendo rebaixado à Série B estadual. Os oito classificados à etapa final disputam no sistema eliminatório até a decisão. Este será o oitavo ano seguido em que o modelo será repetido.

Ainda sem a definição dos substitutos de Aquidauanense e Misto, que foram rebaixados e serão supridos pelo campeão e vice da Série B estadual deste ano, a tendência é que os grupos se mantenham de forma regionalizada, integrando os times que conseguirem o acesso de acordo com a distância para a região sul e norte/capital.

A grande mudança acontecerá na distribuição de vagas para Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde. Assim como nos últimos anos, o campeão estará garantido na quarta divisão nacional e Copa do Brasil do ano seguinte, no entanto, o vice-campeão herdará apenas a vaga na Copa do Brasil, passando para o terceiro colocado do estadual a vaga na Série D. O quarto ficará com a vaga na Copa Verde.

Para definir a posição dos semifinalistas derrotados, a tabela prevê um jogo extra entre as equipes, em ida e volta, com a vencedora indo para a Série D do ano seguinte e a derrotada para a Copa Verde.

Assim como prevê o calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o estadual terá início em 29 de janeiro e o campeão será conhecido em sete de maio.

Confira os prováveis grupos:

Grupo A:
Águia Negra, Corumbaense, Ivinhema, Naviraiense, Sete de Setembro e campeão ou vice da Série B

Grupo B:
Comercial, Costa Rica, Novo, Operário, Serc e campeão ou vice da Série B

1ª rodada:
Corumbaense x Águia Negra, no estádio Arthur Marinho, em Corumbá
Naviraiense x Ivinhema, no estádio Virotão, em Campo Grande
Campeão ou vice da Série B x Sete de Setembro, em local ainda indefinido
Comercial x Novo, no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
Costa Rica x Serc, no estádio Laertão, em Costa Rica
Operário x campeão ou vice da Série B, no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande
Copyright © 2016 Arquibancada MS. Todos os direitos reservados.. Tecnologia do Blogger.